Como cancelar a Sky?

Quem acha que é só a Telefônica que trata o cliente como um verdadeiro nada está enganado(a)!, a maioria dos serviços prestados em nosso querido Brasil não estão nem aí para o cliente, só querem arrecadar nosso suado dinheirinho. Confira o vídeo de como cancelar a Sky:

Cancelar a assinatura da Sky é uma verdadeira novela mesmo…, e aqui ela está em 4 capítulos..

Mesmo assim acredito que cancelar o Speedy seja ainda pior.

Cupom

70 Responses to Como cancelar a Sky?

  1. ivonete maria de araujo santos says:

    Quero cancelamentos urgente daminha assinatura. Pois fazem uns três meses que o aparelho estar sem funcionar . Já falei varias vezes com a pessoa que fez a instalação e nada foi resolvido. Tentei ligar no 0800 e também não tive sucesso.

    O número da proposta : 7000975946
    O número do termo: 13728010967

    Obs. Quando fiz a assinatura foi com 50º/º na 1ª mensalidade.

  2. André says:

    MUITO BOM!!!

    Hoje passei 50 minutos para cancelar a SKY. Ainda estou no primeiro capítulo. Até agora parece que funcionou. Vamos ver se não chega nenhuma cobrança adicional.

    Abraço

  3. Flavio says:

    putz… fiquei tenso agora..

    estou pensando em cancelar a minha semana que vem

    ….

    *medo

  4. Não cancele SKY, faça aqui a assinatura de outro plano SKY!

  5. Fabio Fernandes says:

    Mandei instalar a sky la em casa. No outro dia uma mulher da sky ligou e disse que se eu cancelar a assinatura antes de um ano teria que pagar uma multa. Como eu só queria por seis meses disse que não aceitava e queria cancelar imediatamente e que mandassem tirar os equipamentos, ai ela me deu um número e eu fiquei mais de meia hora esperando ate a ligação cair. Parei de pagar a conta e o sinal foi cortado. Agora eles querem que eu pague a conta para cancelar. Eu disse que so pagava quando eles viessem buscar os equipamentos. Eles dizem que só vao buscar os equipamentos quando eu pagar. Estão me chantageando e ameaçando de mandar pro SERASA. Vou procurar o PROCON e ver o que fazer pra poder cancelar.

  6. Gabriel says:

    kkkk vou cancelar a minha hj, depois ser cliente deles por 10 anos!

    Quero mais que eles tomem no cu deles!

  7. francisco carlos simplicio says:

    quero cancelamento urgent da minha assinatura sky, ser for possil hoje mesmao
    obrigodo..

  8. francisco carlos simplicio says:

    se ñ canselar eu vou procurar o procon ,pork eu não vou pagar mas conta, e procur saber todos os meus direitos.

  9. heron says:

    Vou cancelar tbm e nada mais de Sky por aqui

  10. BOY says:

    SKY VAI TOMAR NO C

  11. ALINE says:

    SOCORRO! SOS! SOCORRO!! HEBE! HEBE! É COM VOCÊ MESMO HEBE CAMARGO. CADÊ VOCÊ?
    HEBE!!! HEBE, ME ESCUTA. QUERO CANCELAR MINHA ASSINATURA COM A SKY, VOCÊ PODE ME AJUDAR?
    PRECISO CANCELAR A MINHA ASSINATURA COM A SKY E ELES NÃO ME ATENDEM!!

    JÁ FIZ MAIS DE11 LIGAÇÕES E ELES NÃO PAASSAM PARA O SETOR DE CANCELAMENTO! GENTE ME AJUDEMMM!!! SOCORRO PRESIDENTE DILMA!!! SOCORRO!!!! DIA 22 DESTE MES( NOVEMBRO) COMPLETAM 12 MESES ( COMO ESPEREI PARA QUE ESSE DIA CHEGASSE!!), 1 ANO, AGORA POSSO CANCELAR, EU POSSO “EU POSSO” EU POSSO????…MAS A SKY NÂO COMPLETA AS LIGAÇÕES PARA O SETOR DE CANCELAMENTOSSS. VAI COMECAR UMA NOVA ASSINATURA COM UM PRECO MAIOR, ( já fui notificada via EMAIL) E A VELHINHA AQUI VAI TER QUE ESPERAR + 1 ANINHO???
    GENTE ATENÇÃO, ENTRAR É FÁCIL, SAIR É QUE SÃO ELAS!!
    NÃOOOO QUERO MAIS SER ASSINANTE DA SKY! SOCOOOOOROOOO!!!
    AlÔ SKY! ALÔ SKY!! CANCELEM A MINHA ASSINATURAAAA EU IMPLORO!!!!

  12. luiz carlos de abreu e lima vasncelos says:

    TERMINEI MEU CONTRATO FIDELI DADE COM SKY, EM SETEMBRO E DEPOIS DISSO VENHO LUTANDO PARA CANCELAR MINHA ASSINATURA, COMO JA ADICIONEI VARIOS PEDIDOS CONF, PROTOCOLOS DIVERSOS, E VENHO SENDO ENGANADO PÓR GRAVAÇOES , E ULTIMAMENTO POR TORPEDO NO MEU CELULAR, TERMINEI TOMANDO A INICIATIVA DE DENUCIAR A POLICIA FAZENDO UM BO E AO PROCON RECORRENDO MEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR , COM ISSO ESPERO QUE SKY UMA EMPRESA INTERNACIONAL TOME DEVIDADAS PROVIDENCIAS, POIS E MUITO FEIO VIM AO BRASIL PARA ENGANAR OS BRASILEIROS.

  13. luiz carlos de abreu e lima vasncelos says:

    VALEU …. VALEU….. RICARDO, ESPERO QUE ESSE SEU YOUTUBE SEJA PUBLICADO, COMO PIADAS NOS PROGRAMAS DE TV, COMO SILVIO SANTOS , DATENA E OUTROS , POIS E UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAIS, QUE UMA EMPRESA MULTINACIONAL, COMO SKY, VENHA AO BRASIL , CORROMPER OS BRASILEIROS, NOS TEMOS ANATEL COMO FISCALIZADORA O QUE ELA DIZ DISSO, ATENÇAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ANATEL APLIQUE UMA MUTA NESSA EMPRESA QUE LOGO ELA SE AJEITA, MOSTRE QUE OS BRASILEIROS TEM QUEM OS DEFENDA DESSES ARTISTAS, EU NAO PAGO E ENTREI NA JUSTIÇA POR DANOS MORAIS. ESPERO QUE TODOS FAÇA ISSO. VALEU!!!!!!!!VALEU!!!!!

  14. Eu assinei Embratel e acho mil vezes superior. Bem melhor e que não deu nenhum problema.

  15. luiz carlos de abreu e lima vasncelos says:

    VENHO NOVAMENTE, COMUNICAR ESSA NOVELA, O MEU SINAL AINDA NAO FOI CANCELADO ESTOU DIA 05/12/2011, e NADA, POIS DIGO SE ENVIAREM UMA NOVA FATURA EU NAO VOU PAGAR, POIS ESTOU TODO DOCUMENTADO
    E JA ACIONEI, A JUSTIÇA ESPERO, QUE AO FUTURO NAO SEJA PRECISO ,
    EXECUTALO, POIS A SKY UMA EMPRESA DE NOME, NACIONAL NAO VAI QUERER, SER JULGADA PELA COBRANÇA INDIVIDA, DE UM VALOR TAO PEQUENO , ENVIO O NUMERO DO ULTIMO PROTOCOLO ESSE DA ANATEL
    N.173.899.620.001, SOLICITADO PELO FONE 1331, TAMBEM DENUCIEI A POLICIA. COM UM BO-EM MOSSORO RN. COMO TAMBEM AO PROCON DA MESMA CIDADE, VEJA SO A FALTA DE RESPEITO DELE PELO UM SIMPLES
    ASSINANTE DE UM PACOTE DE 39,90. QUE TERMINOU SEU CONTRATO DE FIDELIDADE NO DIA 07/09/2011 E UMA VERGONHA PARA ESSA EMPRESA
    DE NOME NACIONAL, ESPERO SER ATENDIDO APOIS ESSA DIVULGAÇAO POIS
    NAO VOU DESCANSAR ENQUANTO NAO CONSEGUIR, SEMPRE TOMANDO NOVAS MEDIDAS JUDICIAIS..OBRIGADO TODOS QUE ME APOIARAM.GRATO.

  16. Paulo says:

    Alguém já conseguiu algo realmente efetivo…estou solicitando desde nov 2011 cancelamento via ramal tel desde sem ser atendido…

  17. Paulo says:

    Alguém já conseguiu algo realmente efetivo…estou solicitando desde nov 2011 cancelamento via ramal tel desde sem ser atendido…

  18. eluizio fernandes borges says:

    Estou tentando cancelar a minha assinatura e não consigo, eu estou pedindo socorro a quem poder me ajudar

  19. Jeferson says:

    Entrei na mesma novela de vocês..
    Estou me mudando do Brasil e tenho tentado há mais de uma semana tentar desligar a Sky, sem sucesso. Na hora de vender, você é super bem atendido e até que não posso reclamar do sinal.
    Mas na hora de desligar… que parto… ficam fazendo te esperar até cansar e desistir. não sei o que faço. Amanhã irei procurar o PROCON para ver qua conselho eles me dão. Se alguém souber qual a melhor alternativa, por favor me avise.

  20. ELIAS GONÇALVES DE SOUZA says:

    Ola pessoal desgastados de tanto ligarem para CANCELAR essa maldita SKY
    Simplesmente usei uma tática, liguei para SKY, depois de todo tramite que eles exigem, e falei:
    ESCUTE COM BASTANTE ATENÇÃO, ESTA LIGAÇÃO ESTA SENDO GRAVADA PELA MINHA PESSOA, JUNTO COM MEU ADVOGADO E MAIS DUAS TESTEMUNHAS NA ESCUTA,
    e graças ao bom DEUS cancelei essa maldita tv em menos de 10 minutos e com todas as atenções da atendente

  21. Elmo Pahl says:

    NÃO ASSINEM JAMAIS A SKY………
    TROPA DE BANDIDOS !!!
    NÂO RESPEITAM O CONSUMIDOR E NÃO ACONTECE NADA COM ELES.

  22. quero desligar minha sky pois se vcs nao desligar vou procurar meus direitos sabe onde?? ne…

  23. luke says:

    minha nossa se eu soubesse não teria assinado essa droga minha mulher ta muito irada com a sky, venceu o contrato e eles não quer nem saber de cancelar e quando ligo eles desliga na cera dela

  24. Ana Célia says:

    Eu quero cancelar minha sky e recomendo a todos, NÃO ASSINEM A SKY.
    Ninguém consegue cancelar. Liguei na Anatel durante a meia hora que ficava escutando a gravação.
    SOCORRO!!!!!
    PRECISAMOS DE AJUDA NESSE PAÍS!!!!!!

  25. aldarina says:

    tenho o numero de 6 protolos de cancelamento da sky e ainda não foi cancelada.tentei só hoje 6 vezes ligar e não mim atende.ja faz duas horas de ligação.

  26. marcus says:

    ESSA SKY É VERGONHOSA. RIDÍCULO. BANDO DE FILHO DA PUTA

  27. Eric de Jesus says:

    Liguem para a anatel e façam reclamação sobre a sky e tudo irá dar certo!!

  28. Cleide Soares says:

    Estou também há 1 mes tentando cancelar esta sky e não consigo. Agora liguei no 4004-1111 de fazer nova assinatura e me atenderam imediatamente. Neste a atendente disse que não é possível que eu esteja aguardando há tanto tempo (como se fosse novidade!) e me pediu para ligar em dois números 4004-2810 e 4004-2855. Estou aqui tentando e também não me atendem. Não acredito que este país dê certo com tanto incompetência para todo lado.

  29. maria sirlei de oliveira carvalho says:

    quero cancelar a sky esta muito cara ja liquei muitas vezer se naõ me atender vou no procon obrigada

  30. nossa que fria que eu entrei……….

  31. helder carlos ALVES says:

    deu a loca na sky ninguem consegui cancelar nada estou pedindo ja faz dois meses e nada é um bando de loucos e nao tem respeito pelos consumidores

  32. Roberto says:

    Acho que todos nós, por usufruir tudo que é do 1º mundo, pensamos e agimos como se fosse iguais a eles. Temos que cair na realidade !! estamos no 3º, 4º ou 5º do mundo entende ?? Podemos usar o que é deles, mas se der algum problema, temos que correr atras , em vez de ficarmos só no telefone esperando. Bem ! resumindo tudo, em vez de ficar falando da gente, eu resolvi não entrar na lista de mais um dos reclamante e quando quis cancelar o sky, fiz algumas ligações e buscas, e aproveitei 2 hs do meu almoço e fui até deprtamento administrativo deles. e resolvi tudo. No meio de centenas de funcionario, só eu de cliente. Fui atendido como se tivesse no 1º mundo. Como sou bonzinho, vou deixar o endereço, mas não o telefone, senão já viu né !! vcs, vão querer resolver de novo pelo telefone, e aí a SKY, é bem capaz de mudar de endereço . Aproveita enquanto não tem fila e nem senha. !! Ai vai. Av. Nações Unidas, nº 12.901 – torre Norte – 14º andar – Atendimento ao cliente. Fui!!

  33. mARCIO says:

    Pessoal é muito fácil cancelar, até mais fácil do que voces imaginam!
    Entrem no site da Sky, vá até auto atendimento e clique em cancelamento; se voce ainda não for cadastrado aí mesmo vai ser dada a opção de voce fazer o cadastro e em seguida dar prosseguimento ao cancelamento da assinatura; no fina voce vai receber em seu email uma mensagem desta.

    Olá ,

    Recebemos a solicitação de cancelamento dos serviços SKY.

    O protocolo de atendimento é 25644.

    A SKY sentirá sua falta e espera tê-lo novamente como nosso cliente.

    Obrigado!

    espero ter ajudado.

  34. marino steimbch says:

    me prometero uma coissa e foi outra como tv senado tv musica e outros mais tou me sentindo lesado são iqual pulitico eu não sou palhaço

  35. Anonymous says:

    Simples galera, após ficar 3 dias tentando cancelar a minha sky sem sucesso, liguei para a anatel fone 1331, fiz minha reclamação e em um periodo de 5 dias uteis a sky foi cancelada e meu aparelho foi retirado , hoje recebi a cartinha de cancelamento enviada pela sky. \o/

    Site anatel : http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

  36. José Alexandre Ramos Trannin says:

    NÃO AGUENTO MAIS.
    QUERO CANCELAR MINHA ASSINATURA DA SKY.
    ESTOU HÁ 3 HORAS TENTANDO NO 10611, MAS ELES NÃO ATENDEM NO DIGITO 8 CANCELAMENTO.

    NA TERRA QUEM PODERÁ AJUDR-ME A SAIR DETA PORCARIA DE SKY.

  37. Vilton Oliveira Lopes says:

    Eu quero cancelar minha SKY, o preço ta vindo o dobro por isso eu não quero mais saber de sky cancelar geral.

  38. cidelice ap n.santos says:

    faz iqual a minha vizinha não paga a fatura e pronto
    eles corta o sinal em 15 dias

  39. Audi says:

    SEGUE A DICA
    ENTRE NO SITE, AUTO ATENDIMENTO, SENÃO TIVER SENHA E LOGIN(FAÇA UMA) E FAÇA O CANCELAMENTO. É MUITO FÁCIL E RÁPIDO.
    JÁ PASSEI HORAS NO TELEFONE, TENTANDO CANCELAR.
    É A ÚNICA COISA QUE FUNCIONA BEM NA SKY, CANCELAMENTO VIA SITE!!!

  40. Aninha says:

    Galera, estava tentando ha mais de 03 meses o cancelamento da SKY e passei pela via crucis da maioria do pessol deste forum. Entrei no site da ANATEL e me cadastrei lá. Em seguida, fiz uma reclamação no proprio site e recebi um protocolo da ANATEL e a promessa de que no prazo de 05 dias a SKY deverá solucionar o problema. Vamos ver no que vai dar. Caso façam a reclamação à ANATEL, informem o nr de protocolo emitido pela sky no momento da solicitação do cancelamento via fone 10611 (que nunca funciona pra cancelar). Para os que não conhecem a SKY, pensem muito bem antes de fazerem uma assinatura. É isso ai, aconselho a todos recorrem a ANATEL. Espero ter ajudado.

  41. debora says:

    ai turminha tudo q vcs precisam saber abraço e boa sorte para todos
    Buscar

    TV por Assinatura
    Nenhum registro encontradoServiços de Televisão por Assinatura são os serviços de:

    TV a Cabo
    Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal (MMDS)
    Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH)
    Especial de TV por Assinatura (TVA)
    1) Como o consumidor deve proceder em caso de cobrança indevida?

    O consumidor tem o prazo de 120 dias, contados do lançamento, para contestar débitos indevidos.

    A prestadora tem o prazo máximo de 10 dias úteis, a contar do recebimento da contestação, para responder.

    Durante esse período, o contrato não pode ser rescindido, nem o serviço interrompido.

    A cobrança do valor discutido fica suspensa até a decisão da prestadora, que somente poderá cobrá-lo caso comprove a efetiva prestação dos serviços questionados.

    Caso o consumidor já tenha pago a quantia cobrada indevidamente, tem direito à restituição em dobro do valor pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais. A devolução pode se dar, a critério do consumidor, em dinheiro, em até 15 dias úteis contados da contestação, ou em crédito na fatura subsequente.

    Fundamentação Legal

    Art. 18 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    2) Pode haver cobrança após a rescisão do contrato?

    A cobrança pelo serviço deve ser interrompida em até 24 horas após o recebimento do pedido de rescisão. Somente podem ser cobrados valores residuais, inclusive multas contratuais, quando for o caso.

    Se a prestadora cobrar serviços além do prazo previsto de 24 horas, deve devolver o excedente em dobro, acrescido de correção monetária e juros legais.

    O cancelamento realizado pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o pedido deve ser recebido e processado imediatamente.

    Fundamentação Legal

    Art. 19 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 18, caput, do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008
    Art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    3) A prestadora pode alterar os valores além do contratado?

    Não, a menos que o consumidor, previamente informado, tenha anuído expressamente. Além disso, a comunicação prévia deve explicar de forma clara o valor e o motivo da nova cobrança.

    Fundamentação Legal

    Art. 17 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    4) O custo do boleto bancário pode ser cobrado do consumidor?

    Existe a previsão regulamentar da Anatel na qual as prestadoras estariam proibidas de cobrar do consumidor o custo de envio do boleto. Porém, em virtude da decisão judicial do TRF 1ª Região, no Agravo de Instrumento nº 2008.01.00.070715-4/DF, que determina atribuição de efeito suspensivo ao recurso administrativo interposto pela ABTA nos autos do processo nº 53500.032621/2008, a aplicação do Ato nº 6.087/2008 está suspensa.

    Assim, as prestadoras podem continuar cobrando pela emissão do boleto enquanto não houver decisão definitiva sobre o assunto.

    Fundamentação Legal

    Art. 1º do Ato nº 6.087, de 9 de outubro de 2008
    Art. 39, V, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    5) Qual a antecedência mínima de recebimento do documento de cobrança?

    O documento de cobrança deve ser recebido pelo consumidor pelo menos cinco dias úteis antes da data do vencimento.

    Fundamentação Legal

    Art. 16, § 2º, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    6) A cobrança relativa à troca de equipamentos é legal?

    Depende do caso.

    a) Modernização de equipamentos: se a prestadora promoveu em sua rede uma evolução tecnológica (exemplos: digitalização, aprimoramento do cartão de acesso) que cause incompatibilidade técnica dos equipamentos antigos, a troca deve ser feita sem ônus ao consumidor.

    Fundamentação Legal

    Art. 3º, XXIII, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    b) Vício ou defeito do produto: verificado vício ou defeito de equipamento necessário à fruição do serviço, sua substituição deve ser promovida sem ônus ao consumidor.

    Fundamentação Legal

    Art. 3.º, XXIV, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    c) Responsabilidade do consumidor: se o equipamento foi danificado por dolo ou culpa do próprio consumidor, fica a critério da prestadora decidir sobre as condições de sua substituição.

    7) Qual o prazo para restabelecimento dos serviços em caso de interrupção?

    O reestabelecimento do serviço deve ocorrer em até 48 horas, salvo em caso de força maior.

    O restabelecimento do serviço não exime a prestadora do dever de realizar abatimento, conceder crédito ou ressarcir o consumidor que teve o serviço interrompido, em valor proporcional ao do plano de serviço contratado, correspondente a todo o período de interrupção da prestação do serviço.

    Fundamentação Legal

    Art. 9º do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 16, §§ 1º e 2º, do Plano Geral de Metas de Qualidade para os Serviços de Televisão por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 411, de 14 de julho de 2005
    8) Quando o serviço é interrompido, o consumidor tem direito a ressarcimento?

    Depende do caso.

    a) Interrupção por problemas técnicos imprevistos: quando o tempo de interrupção superar 30 minutos no mês, o consumidor deve ser compensado proporcionalmente pela prestadora, considerando-se o período total de interrupção e o valor da assinatura. A compensação deve ser por abatimento na fatura ou, caso cesse a prestação do serviço, mediante ressarcimento.

    Fundamentação Legal

    Art. 6º do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    b) Interrupção de pay-per-view: no caso de pay-per-view, a compensação deve corresponder ao valor integral do programa individual. Se o serviço for contratado no formato de pacote, este considera-se como um conjunto de programas individuais, de modo que a restituição deve ser calculada na proporção que o valor do programa representa dentro do pacote.

    Fundamentação Legal

    Art. 6º, § 1º, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    c) Interrupção por manutenção preventiva: o consumidor não tem direito a ressarcimento quando, no caso de manutenção preventiva, a soma total de interrupções for inferior a 24 horas no mês. Caso tal limite seja desrespeitado, o consumidor deve ser ressarcido na proporção do tempo excedente.

    Considera-se manutenção preventiva aquela cuja data e duração sejam informadas pela operadora com antecedência mínima de três dias.

    Fundamentação Legal

    Art. 7º do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    d) Interrupção causada pelo próprio consumidor: quando a operadora comprovar que a interrupção foi causada pelo consumidor, não existe a obrigação de compensar.

    Fundamentação Legal

    Art. 8º do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    A compensação não impede o consumidor de buscar, pelas vias legais, o ressarcimento que entenda devido, nem exime a prestadora das sanções eventualmente cabíveis.

    Fundamentação Legal

    Art. 11, §§ 1º e 2º, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    9) Como o consumidor é informado do ressarcimento?

    A duração da interrupção, o valor e a forma de compensação devem constar no documento de cobrança do mês em que se der a interrupção, se esta ocorrer antes da sua emissão ou constar do documento de cobrança do mês subsequente em que se der a interrupção, se esta ocorreu após a sua emissão.

    Fundamentação Legal

    Art. 6º, I e II, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    10) De que forma pode ser produzida a prova de tempo de interrupção do sinal?

    É dever da prestadora apurar o tempo de interrupção do serviço e calcular o valor a ser compensado, somando todo e qualquer período de interrupção, independentemente da causa, horário, duração ou do número de canais envolvidos, computando os períodos relativos a cada canal e identificando os usuários atingidos.

    Caso seja impossível determinar quem foi efetivamente afetado, a prestadora é obrigada a indenizar todos os consumidores da área de prestação em que o serviço foi interrompido.

    Os registros das interrupções devem ser mantidos por um período mínimo de 24 meses.

    Fundamentação Legal

    Artigos 10 e 11 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    11) É possível contratar o serviço de televisão por assinatura também por telefone ou internet?

    O contrato deve ser celebrado por escrito, redigido de forma clara, em letras grandes, e ser entregue ao consumidor até a instalação do serviço. Devem constar do contrato todas as condições de prestação e suspensão dos serviços, os preços cobrados, bem como a periodicidade e os índices de reajuste, em conformidade com a legislação e regulamentação vigentes. Tanto a contratação como o cancelamento podem ser realizados por telefone ou internet.

    Fundamentação Legal

    Art. 33 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    12) Com que frequência e quais índices pode a prestadora reajustar os valores dos serviços contratados pelo consumidor?

    Não há previsão na regulamentação da Anatel de periodicidade e índices de reajuste. O Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura que trata das questões concernentes ao conhecimento da cobrança estabelece, no art. 17, que todo e qualquer valor, além do contratado, instituído pela prestadora, deve ser previamente informado ao assinante e expressamente anuído por este em data anterior à sua cobrança.

    Portanto, esse item deve constar de forma clara e precisa no contrato, bem como obedecer aos princípios e regras gerais do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    13) Como o consumidor deve fazer para rescindir o contrato?

    Para a rescisão do contrato devem ser disponibilizados ao consumidor, à sua escolha, os mesmos meios pelos quais for possível contratar o serviço, sendo que a opção por correspondência pode sempre ser utilizada.

    A correspondência para rescisão deve sempre conter, no mínimo:

    a) Nome e CPF do assinante

    b) Número de identificação do contrato

    c) Endereço da instalação

    Fundamentação Legal

    Art. 19 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    14) O consumidor continua responsável pelo equipamento depois da rescisão?

    A prestadora deve retirar os equipamentos de sua propriedade no endereço do consumidor, em prazo com ele acordado, não podendo exceder a 30 dias contados da solicitação de desativação do serviço. Durante o prazo em que estiver de posse do consumidor, pelo limite de 30 dias, é de responsabilidade deste a integridade do equipamento.

    Expirado esse prazo, cessa a sua responsabilidade sobre a guarda e integridade do equipamento.

    A retirada pode ser feita pela prestadora ou por terceiro por ela autorizado, sem ônus para o consumidor, podendo este optar por providenciar a entrega dos equipamentos em local indicado pela prestadora.

    A prestadora deve sempre fornecer recibo ao consumidor declarando o estado do equipamento.

    Fundamentação Legal

    Art. 19 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    15) O consumidor é obrigado a contratar o serviço com fidelização?

    Não. Trata-se de decisão do consumidor, devendo a ele sempre ser oferecida a opção de contratar sem cláusulas de fidelização. Portanto, pode ser considerada cláusula abusiva aquela que impuser prazo de fidelidade ao consumidor.

    Fundamentação Legal

    Art. 27 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 51, IV, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    16) Existe prazo máximo para a fidelização?

    O prazo máximo para a fidelização de serviço de Televisão por Assinatura é de 12 meses, devendo sempre haver a opção de contratar os serviços sem cláusulas de fidelização.

    Fundamentação Legal

    Art. 27, § 1º, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, incluído pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    17) É possível que o consumidor fidelizado rescinda o contrato antes do prazo sem pagar multa?

    Sim. Quando houver descumprimento de obrigação legal ou contratual por parte da prestadora, o consumidor pode rescindir o contrato antecipadamente e sem ônus.

    Também é possível que o consumidor cancele o serviço antes do prazo sem sujeitar-se a multa quando a prestadora alterar unilateralmente o plano de serviços e o consumidor não tiver mais interesse na continuidade da prestação.

    Fundamentação Legal

    Art. 3º, XXVI, e art. 28, caput, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    18) O consumidor pode solicitar a suspensão dos serviços?

    Sim. Desde que adimplente, o consumidor tem o direito de requerer a suspensão do serviço, sem ônus, por um prazo mínimo de 30 e máximo de 120 dias dentro de cada período de 12 meses.

    A prestadora tem prazo de 24 horas para atender à solicitação. Findo o prazo de suspensão, deve a prestadora restabelecer o serviço gratuitamente.

    Fundamentação Legal

    Art. 3º, XXII, e art. 12 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    19) Qual o prazo para atendimento ao consumidor?

    Conforme o Decreto n° 6.523/2008, a prestadora tem o prazo máximo de cinco dias úteis para solucionar reclamações, responder adequadamente a pedidos de informação ou a contestação de débitos. No caso de reclamações ou pedido de informação recebidos por correspondência, o prazo máximo é de 10 dias úteis.

    Fundamentação Legal

    Art. 17 do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008
    Art. 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
    20) O consumidor tem direito a atendimento presencial em sua localidade?

    Sim. A prestadora é obrigada a manter pelo menos um centro de atendimento pessoal, na forma presencial, em toda localidade onde exista ponto de venda do serviço ofertado. O tempo de espera para atendimento presencial não pode ultrapassar 30 minutos.

    Fundamentação Legal

    Art. 14 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 12, § 1º, do Plano Geral de Metas de Qualidade para os Serviços de Televisão por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 411, de 14 de julho de 2005
    21) Qualquer solicitação pode ser atendida presencialmente?

    Sim, inclusive contestação de débitos, solicitação de reparos, emissão de segunda via de documento de cobrança, restabelecimento do serviço e correção de endereço.

    O atendimento deve ser prestado por pessoa devidamente qualificada para receber, interagir, orientar, informar, esclarecer e solucionar qualquer solicitação.

    Fundamentação Legal

    Art. 14, §§ 1º e 2º, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    22) O consumidor tem sempre direito a atendimento telefônico gratuito?

    O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por telefone deve oferecido gratuitamente para reclamações, sendo indiferente se o contato é feito de telefone móvel ou fixo.

    Fundamentação Legal:

    Art. 3º do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008
    23) O consumidor tem direito a atendimento telefônico 24h?

    Não. O atendimento telefônico 24h somente é exigido das prestadoras nas localidades com mais de 50 mil consumidores. Nas demais localidades, requer-se apenas a disponibilidade de atendimento das 9h às 21h.

    Fundamentação Legal

    Art. 3º, § 2º, da Portaria MJ nº 2.014, de 13 de outubro de 2008
    24) A prestadora tem que avisar com antecedência a suspensão do serviço ao consumidor inadimplente?

    Sim. A prestadora deve:

    a) Notificar por escrito o consumidor, inadimplente com 15 dias de antecedência mínima, acerca da suspensão do serviço.

    b) Após 15 dias da suspensão do serviço por inadimplência, a prestadora pode rescindir o contrato de prestação de serviço.

    Fundamentação Legal

    Artigos 21 e 22 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    25) A prestadora pode incluir o consumidor nos Serviços de Proteção ao Crédito?

    Sim. Comprovado o recebimento do instrumento de rescisão do contrato por inadimplência, a prestadora pode incluir o registro do débito em sistemas de proteção ao crédito.

    O valor informado como devido pelo consumidor ao Sistema de Proteção ao Crédito deve ser correspondente ao período usufruído e não pago, acrescido de juros e multas contratuais, se aplicáveis.

    Fundamentação Legal

    Art. 22, § 1°, do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    26) A prestadora pode se recusar a oferecer determinado serviço ao consumidor em virtude do plano contratado?

    Não. A prestadora não pode discriminar os serviços oferecidos aos consumidores em razão do plano. Assim, opções como a contratação de pay-per-view e a instalação de ponto extra, quando disponíveis, devem ser oferecidas nas mesmas condições a qualquer consumidor.

    Fundamentação Legal

    Artigos 24 e 26 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, e alterado pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    Art. 39, II, do Código de Defesa do Consumidor(CDC)
    27) É legal a cobrança de ponto-extra por parte da operadora?

    A programação do ponto principal deve ser disponibilizada sem cobrança adicional. Porém, poderá a prestadora cobrar pela instalação e pelos reparos da rede interna e pelos conversores/decodificadores de sinal ou equipamentos similares.

    De acordo com a Súmula da Anatel de 19/3/2010, a manutenção e instalação só podem ser cobradas por evento. Quanto ao equipamento, a prestadora poderá ofertá-lo por meio de comodato, que é gratuito, ou de venda, aluguel, ou outra forma onerosa comercialmente aceita, que deve ser necessariamente negociada com o consumidor. Assim, a eventual cobrança do equipamento depende do modelo de negócios de cada prestadora.

    A Súmula esclarece ainda que todos os contratos em vigor, inclusive os anteriores à Resolução nº 528/2009, devem observar as regras sobre o ponto-extra. Não será obrigatória a repactuação dos contratos, uma vez que as cláusulas que contrariem o Regulamento não têm validade. Eventuais mudanças propostas pela prestadora dependem de aceitação pelo consumidor.

    Todos os valores relativos a aluguel ou outra contratação onerosa de equipamentos de ponto-extra pagos desde abril de 2009 (data da Resolução nº 528/2009) que não tenham sido previamente anuídos pelo consumidor devem ser devolvidos em dobro, com correção monetária e juros legais.

    Qualquer outra cobrança periódica relativa a ponto-extra é vedada e também está sujeita ao ressarcimento citado.

    Fundamentação Legal

    Artigos 29 e 30 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, aprovado pela Resolução nº 488, de 3 de dezembro de 2007, alterados pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009
    28) Quais são os principais deveres das Prestadoras dos Serviços de TV por Assinatura?

    prover o serviço a todos na área de prestação do serviço
    tornar disponível ao assinante, quando por ele solicitado e pago, dispositivo que permita o bloqueio de canais
    manter, no atendimento telefônico, a opção de acesso ao atendente sempre disponível ao assinante
    enviar prévia informação ao assinante e obter sua anuência expressa, em data anterior à cobrança, antes de instituir novas cobranças, além das originalmente contratadas
    informar o assinante sobre qualquer alteração no plano de serviço no mínimo 30 dias antes da implementação
    cessar a cobrança pelo serviço em até 24 horas após o recebimento do pedido de rescisão, exceto por eventuais valores residuais, como multas
    retirar seus equipamentos do endereço do assinante, sem ônus para ele, em até 30 dias da solicitação de cancelamento do serviço

  42. fibo says:

    Na minha opinião a sky ainda é umas das melhores e ferente cobrança indevida apos cancelamento tem no proprio contrato da sky que informa que em casa de cancelamento tem que ser feito em 30 dias no ato do pagamento. Por causa que os cliente sky pagar por 30 dias antecipados. Se cancelar e fatura ja esta sendo gerado a cobrança vai ser normal ate porque a sky ela não corta o sinal de imediato. então você usou o serviço caso não tenha usado porque contratou outra ai opção sua porque ela cumpriu o dever dela. E na boa quanto mais o cliente é ignorante mais ele vai passar nervoso porque do outro lado do telefone é uma pessoa e não uma maquina. tem conhecido que ligou com a maior educação em menos de 10 minutos cancelou. voce passou raiva porque quiz rsrsrsr…. Desculpa mais foi oque eu percebi

  43. Francini Vieira says:

    Pessoal, a Sky é uma rede de inganaçao, falta de coordealidade, e ética profissional para com o consumidor. Estou arrasada com esta empresa.
    Vieram aqui em casa em janeiro deste ano para retirar o aparelho, hoje é 8 de maio de 2012 e ainda estao nos cobrando mensalmente. Isto é um absurdo!

  44. Francini Vieira says:

    Cancelem a nossa conta pelo amor de DEUs!!!!!!!!!!!!! sky

  45. Vanda Maria Siqueira says:

    Uauuuuuuuuuuu amei seu video, é assim mesmo na hora de oferecer é uma beleza mais na hora de negociar kkkkkkkk aiiiii tem que pedir neurologista, psiquiatra, psicologo e olha se não se internar numa clinica psiquiatrica

  46. RAFA SHOW 10 says:

    ALERTA! NAO COLOQUE SKY , ESSA VAI SER MAIOR FURADA DA SUA VIDA, ELES SAO UMA GANGUE! ELES VAO SUJAR SEU NOME, CONSELHO- SAI FORA DISSO, ANTES QUE SEJA TARDE… ASS; R10.

  47. elania cristina nicolao venancio says:

    junto aos reclamantes acima, pelos mesmos motivos, falta de respeito, atendentes inoperantes, falta de informação, não consigo de forma alguma cancelar assinatura, toda reclamação acima e procedente e eu passei por estes constrangimentos, e o que é pior não tenho a menor ideia a quem recorrer.

  48. sky fit says:

    Olá pessoal. Já fui cliente da sky e estou voltando, no geral achei até melhor. Obrigada.

  49. Rosangela Pereira de Oliveira da Siuva says:

    Eu canselei a sky mas continua chegando cobransa,nao vou pagar uma coisa que eu ja canselei!A sky nem liga para os clientes,temos que ir la pessoalmente ate a sky para reclamar.Sera que asky ajuda mesmo?Ou ela esta brincando com a nossa cara?

  50. priscila says:

    quero cancelar minha sky

  51. francinildo says:

    se arependimento matace todos os asinantes sky ja estariam mortos mi arependo de ter trocado avia embratel po essa m……

  52. neuza ferreira says:

    Por favor me ajudem,pois estou tentando cancelar a minha skay e não me atendem me ajudem pelo amor de Deus……….

  53. valmir gonzaga says:

    meu deus min ajude . eu nao ten mais comdisaoes de pagar esta sky, precizo do cancelamento mais neiguei min atende o telefoni

  54. alexsandro paulino nunes says:

    CARANBA NAO QUERO MAS A SKY NAO DAR MAS JA CONSULTEI ADVOGADOS ELES DISSERAM QUE EU EREI GANHAR UMA INDENIZAÇAO POR DANOS MORAIS E CONSTRANGIMENTO POR FALTA DE PROFISSIONALISMO DE VOÇES JA PEDIE LIGUEI E NAO ME ATENDERAM TENHO TUDO GRAVADO APARTI DESTE MES NAO PAGO MAS IREI ME MUDAR DA QUI

  55. neusa says:

    quero cancelar a SKY, não consigo,o que fazer,Gente não quero mais a SKY!!!!!!!!!!!!

  56. neusa says:

    quero cancelar a Sky!!!!!!!!!

  57. neusa says:

    Quero cancelamen! do meu sinal da Sky!Pode ser?????????

  58. Balbineide novaes dos santos says:

    Eu Balbineide estou desempregada e não tenho condiçoes , de continua assumindo a minha conta tv.. por isso, quero o cancelamento o mais rapido posivel,, e espero que não seja dificicil até porque estou tentando fazer o cancelamento por tel… e não consigo

    GRATA … Balbineide!!!

  59. selinei rosa santos says:

    quero cancelar essa porcaria d sky

  60. ELI MATIAS BARBOSA says:

    DESEJO CANSELAR MINH ASS DA SKY

  61. antonio says:

    Pessoal, boa noite.
    Não adianta liga para o fone da SKY 10611, opção 08 para cancelamento que eles não atende. Pelo chat eles dizem só por telefone. Faz um mês que eu ligo todos os dias com mais de uma hora ao telefone por diversas vezes ao dia e eles não atende. Em contatos com as pessoas com a mesma situação fui orientado procurar o PROCON ou juizado de pequenas causas que seremos idenizados. Lembren-se de anotarem os protocolos e registrarem nas ocorrencias. Essa SKY não presta, eles tem que apreder de existem leis e tem que respeita-las. Nos consmidores da SKY somos lixos apos a assinatura eles não dão importâncias as nossas reclamações.

  62. que final de ano , querendo ficar em paz com as dividas ,mais a sky nao mi permite ,tem muitos dias que estou tentando cançelar minha conta com a sky mais nao consigo,suas atendentes cumprindo ordem nos enrola de todos os meios,só hoge tentei quatro vezes,e nao fui feliz,mi indicaram a ir no procon em feira de santana,e pareçe que sera minha unica soluçao,vou deixar eles bota meu nome no seraza,depois irei com todos os protocolos ao proncon e la denuçiarei a empresa por faltar com respeito ao consumidor,ao querer cançelar um pacote.

  63. milena says:

    eu estou tentado cancelar a sky da minha mae faz mais de quize dias e eles nao me atende.

  64. QUERO CANCELAR ASSINATURA DA SKY E NAO CONSIGO POIS O ATENDIMENTO DE CANCELAMENTO E CONVERSA FIADA Q NAO ATENDI……..DESDE DE 29 DE JANEIRO Q TENTO FALAR COM O ATENDIMENTO DE CANCELAMENTO E ELS NAO ATENDI…FICO HORAS E HORAS E NADA…TENHO VARIOS PROTOCOLOS…..
    NAO SEI MAIS O Q FAZER…
    MUDEI DE ENDERECO E ELES NAO FORAM TIRAR OS EQUIPAMENTO NAO SOU RESPONSAVEL POR QUAIS QUER Q SEJA AS DIFICULDADES FUTURAS……

  65. FALA SERIO Q MUNDO E ESSE SEMPRE CUMPRI COM MINHA OBRIGACAO…DE PAGAR NA DATA CORRETA E A SKY ESTA VACILANDO COMIGO ESSA E A RECOMPENSA Q ESTOU TENDO DA SKY……OBRIGADOOO SKAY PELA FALTA DE RESPEITO PARA COM SEU CLIENTE INSATISFACAO E POUCO PARA EXPLICAR O SENTIMENTO Q ESTOU SENTINDO QT A VCSSSSS.

  66. marcos g. ferreira says:

    Quero cancelar minha assinatura da sky ,visto que não estou satisfeito com esta porcaria de programação ,os filmes repetem todos os dias só mudam os canais … Pago 179,00 reais pela assinatura. E agora ainda tiraram o SBT , RECORD , BANDEIRANTES……. Espero não ser preciso entrar na justiça e PROCOM…. aguardo resposta……..

  67. Neide Lealdini Martins says:

    por favor ,voçe que conseguiu cancelar me de as dicas,nao aguanto mais..

  68. carlos says:

    pra cancelar a ski e so discar 1331 numero da anatel rapidinho eles cancela a ski

  69. jair dias da mota says:

    Quando eu fiz a assinatura me falaram que eu iria pagar por 3 meses 49.90. E só iria voltar a pagar depois de três meses e agora estão me cobrando dois meses se ainda não tem os três meses que eu fiz a assinatura.

  70. marisa says:

    GENTE NAO ASSINE A TV SKY??????? PORQUE MAIOR FURADA!!!!!! PRA CANCELAR ELES FAZEM DE TUDO PROMETEM MIL COISAS! !!!! EDUCADISSIMOS!!!!!! MAS TE FORCAM PARA NAO CANCELAR NAO CAIA NA DELES ELES NAO CUMPREM O PROMETIDO! !!!! NEM QUANDO AGENDAM COM ANTECEDENCIA A SUBSTITUICAO DE UM EQUIPAMENTO! E UMA ROBALHEIRA!!!!!!!!! FIQUEM ESPERTOS!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>